Arduino, S2A

HackEduca Conecta – A Suite de aplicativos do HackEduca

Escrito por: ­ 21 de ago de 2017 ­ 6.639 views

Você gostaria de conectar seu Arduino ao Scratch, programar o Arduino através de blocos ou conectar o Scratch ao Android, inclusive usando comandos de Voz, de uma maneira muito fácil? Então você veio ao lugar certo. Leia o tutorial a seguir, baixe nosso aplicativo e divirta-se.

Lançado em 2013 e aperfeiçoado ao longo dos anos – Nova versão do HackEduca Conecta disponível, no HackEduca.

Neste artigo veremos:

Histórico

Em 2013 lançamos uma versão rudimentar, programada em Batch Script (compilada para exe), cujo objetivo era conectar o Scratch ao Arduino usando o protocolo Firmata.
A comunicação em si, assim como a atual, foi criada pelo Alan Yorinks, que utilizou Python.
O que fizemos naquela época foi facilitar a vida de centenas de usuários, que ao invés de instalar e configurar o Python, Scratch 2.0 e digitar alguns comandos complexos, para abrir a interface, puderam simplesmente abrir a comunicação clicando em um ícone. O nosso instalador e programa fazia todo o trabalho.

Veja o artigo que escrevemos sobre a versão antiga aqui.

A Novidade

Baixe aqui: 

ícone

Manual HackEduca Conecta 2.54 MB 3168 downloads

   Manual do HackEduca Conecta Versão 1.0   ...
ícone

Paperduino Tiny 255.21 KB 1881 downloads

Como o site saiu do ar, resolvemos postar aqui para download o template para o Paperduino...

    Essa é a nova cara da nossa Suíte de aplicativos.

    Funcionalidades

    • O aplicativo possui interface disponível em 3 idiomas (Português, Espanhol e Inglês).
    • Possui disponível para ser instalado um conjunto de drivers comuns ao Arduino (originais e o CH340) (não é necessário efetuar buscas na internet) – Caso queiram incluir um novo entre em contato.
    • Já vem com o FirmataPlus, ou seja, é possível instalar o FirmataPlus em sua placa, sem a necessidade da IDE do Arduino (atualmente disponível para Arduinos Uno, Nano, Duemilanove 328p, Leonardo, Mega e Micro.
    • Tem o link para nossas principais redes sociais, com isso você poderá ficar mais perto de nós e acompanhar mais novidades.  😀 
    • Mostrará somente os arduinos conectados na porta serial. Isso facilita muito no caso dos computadores que mostram inúmeros periféricos conectados. Há também a opção de solicitar a inclusão de novas placas para a equipe do HackEduca.
    • Conexão do Scratch e Arduino por meio do Firmata: Desenvolvido por Alan Yorinks (última versão com Python 3.5) – aqui não necessita instalação.
    • Mixly em Português: Software Chinês, baseado no Google Blocks + Blocklyduino, traduzido e disponibilizado pela equipe do HackEduca.
    • Scratcher Control: Aplicativo desenvolvido por Kreg Hanning que possibilita a conexão do Scratch com dispositivos Android. Em 2013 traduzimos a versão oficial para português (disponível no Google Play) e agora uma versão não oficial para o espanhol. Atualmente esse aplicativo está sem suporte pelo seu criador mas ainda está bem funcional – é o único na categoria com essa funcionalidade.
    • Baixar a versão não oficial do Scratcher Control (apk) para dispositivos Android que não podem acessar o Google Play.
    • Mostra o IP no qual seu computador está conectado: Informação importante para o Scratcher Control.
    • Mostra o IP Externo – Importante para IoT (Internet of Things – Internet das Coisas).

    Instalação

    Vá até a página https://www.hackeduca.com.br/download/, você precisa estar registrado no nosso website.

    Acompanhe as seguintes fotos para o processo de instalação

    Configurações Iniciais:

    Idioma

    Quando o aplicativo é aberto pela primeira vez você deverá escolher o seu idioma de preferência. Nas outras vezes que abrir o aplicativo, ele sempre abrirá na última opção selecionada.
    Para que a pergunta não seja feita novamente, marque a opção – [Não mostrar novamente.]

    Com o programa aberto você poderá acessar o menu [Idiomas], para mudar novamente.

    Menu Ferramentas

    Ferramentas

    Upload FirmataPlus

    Não é mais necessário usar a IDE do Arduino para carregar o FirmataPlus em seu Arduino.
    Você precisará somente:

    Escolha a porta onde seu Arduino está Conectado
    Acessar [Ferramentas]
    Acessar [Upload FirmataPlus]
    Digitar a Senha [hackeducafirmata] – [hackeduca] – Possui senha para evitar que os usuários reprogramem o Arduino acidentalmente.
    Escolher a sua placa entre as opções e pronto

    Veja no gif animado abaixo – incluímos alguns possíveis erros.

    Driver

    Caso esteja com problema em encontrar o seu Arduino, você pode utilizar os drivers disponíveis no aplicativo.

    Acessando o menu [Ferramentas] –> [Instalar Driver para Arduino] será possível instalar os seguintes conjuntos de driver.
    CH340 (placas chinesas, ESP8266, NodeMCU, etc…)

    Reset

    Clicando nesse menu o aplicativo voltará para a seleção inicial de Idiomas: [Ferramentas] , [Resetar HackEduca Conecta]

    Redes Sociais

    Redes Sociais

    Cadastre-se e nos acompanhe nas redes sociais

    Facebook
    Google+
    Instagram
    Scratch
    Youtube
    Twitter

    Contato

    Você gostaria de entrar em contato com o HackEduca?
    Para contratar nossos serviços, Oficinas/Workshops, Treinamentos, Consultorias, ou simplesmente para tirar suas dúvidas.
    Acesse o menu [contato] e você será direcionado para o formulário em nosso website.

    Contate o HackEduca

    Porta Serial

    Aqui é o local onde será mostrado todos os dispositivos conectados ao seu computador.
    Alguns computadores alocam vários periféricos nas portas COM e isso cria uma confusão para o usuário, pois fica difícil saber em que porta o Arduino está conectado.
    Para evitar esse problema, mostraremos somente os dispositivos Arduinos (temos um banco de dados com as placas fabricadas até o momento)

    Para esse exemplo, conectamos 2 Arduino. Um está na porta COM24 e o outro na porta na COM9, porém só está sendo mostrado o da COM24.
    Se isso ocorrer com você, clique em [Mostrar todas as Conexões] e o seu Arduino aparecerá – não só ele, mas todos os dispositivos.

    Caso você queira solicitar a inclusão desse “Arduino desconhecido” faça o procedimento a seguir:

     

    Scratch + Arduino

    Aqui é o local onde ocorrerá a comunicação com o Arduino e o Scratch 2.0 através do protocolo de comunicação FirmataPlus.
    Diferente da versão anterior, não é mais necessário selecionar uma porta para comunicação, desde que haja somente um Arduino conectado.
    Você pode continuar selecionando a porta, caso deseje.
    Se seu Arduino não aparecer clique em [Mostrar todas as Conexões] e selecione a porta mostrada. (veja a seção anterior)
    Se a opção [Abre Exemplo] estiver clicada, será aberto também um modelo feito para o Scratch 2.0, desenvolvido pela equipe do HackEduca para ajudar nos passos iniciais

    Neste modelo temos:
    Bandeira Verde: Pisca um LED
    Tecla “a”: Utilização do Sensor Ultrassônico
    Tecla “s”: Utilização do Servo Motor.

    Exemplo – Blink, Sensor Ultrassônico e Servo Motor

    Mixly4HackEduca

    Mixly4HackEduca

    Clicando em Mixly4HackEduca será aberta a versão do Mixly em português, adaptado pela equipe do HackEduca.
    Traduzimos para o português e fizemos melhorias para uso por aqui.
    Consulte nosso artigo sobre o tema aqui.

    Scratcher Control

    Neste local é onde faremos a comunicação entre o Sratch e o disposivito Android.

    Se a opção [Abre Exemplo] estiver clicada, será aberto também um modelo feito para o Scratch 2.0, desenvolvido pela equipe do HackEduca para ajudar nos passos iniciais

    Neste modelo temos:
    Bandeira Verde: Comando de Voz
    Tecla “a”: Direcional
    Tecla “espaço”: Acelerômetro

    Caso não tenha instalado o Scratcher Control em seu dispositivo Android, baixe-o na Google Play.
    Se não tiver acesso clique no simbolo do Android e uma cópia está disponível no endereço informado.

    Para mais informações sobre o Scratcher Control, acesse aqui.

    IP

    O IP ou Internet Protocal, é o número de identificação do seu computador/celular/tablet ou Arduino Wifi se encontra na sua rede.
    Para diversos projetos essa é uma informação relevante.
    O Scratcher Control, por exemplo, precisamos do IP interno.

    Para um projeto nas placas Arduino WiFi e ESP8266 (IoT), por exemplo, precisaremos de ambos

    O IP Externo está protegido, só ficará visível se o campo for selecionado.

     

    Esperamos que vocês gostem.
    Compartilhem esse artigo

     

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    36 Comments

  • Reply sam07 30 de ago de 2017 at 12:34

    Boa tarde,
    É possível controlar o Arduino pelo Scratcher Control? Isto é, utilizar os sensores do aplicativo para controlar o Arduino instantaneamente? Li o artigo “Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo)” mas ele só explica como controlar a animação do Scratch utilizando o aplicativo, e não o Arduino.

    • Reply Edson Sobreira 30 de ago de 2017 at 22:37

      Olá,
      Sim é possível para isso é necessário combinar as extensões.
      A do Firmata com o Scratcher Control.

  • Reply Luan Freitas 19 de fev de 2018 at 19:28

    Alguns alunos estão tendo problemas, com o funcionamento e não tenho ideia do que pode ser.
    No anexo tem dois vídeos de uma aluna, em um vídeo ela executa com o programa do Hackeduca e no outro na IDE tradicional. Quando ela executa na IDE, o programa dela funciona.
    O que vocês acham que pode estar acontecendo?
    Se precisarem de mais informações só avisar.

    Desde já obrigado pela ajuda

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 19 de fev de 2018 at 19:47

      Olá Luan, temos algumas sugestões para você, baseado no vídeo enviado.
      1 – É possível que o Firmata Plus não esteja instalado no Arduino – Vá em Ferramentas-> Upload FirmataPlus -> Senha –> Arduino Uno (conforme vídeo)
      2 – É possível que a comunicação não tenha sido iniciada – Selecione a porta Serial (Ou Mostrar todas as conexões) –> Clique no Ícone Celular + Lâmpada –> Uma Janela do prompt do DOS será criada. “C:\”. No vídeo que você nos enviou essa janela não existe e ela é fundamental para estabelecer a comunicação entre o Arduino (FirmataPlus) e o Scratch 2.0.
      3 – Como funciona com a IDE, pode se descartar problema no CABO.
      4 – Caso ao clicar em Mais Conexões, aparecer alguma porta nova, aperte no ícone que será apresentado e envie para o HackEduca, mas por ser UNO essa opção é quase nula.
      5 – Peça um “print screen” do prompt do DOS “C:\”, caso ela se abra e feche rapidamente para análise.

  • Reply Bruno Ricardo Pinto dos Santos 19 de fev de 2018 at 22:14

    Ola, Sou Professor Bruno Ricardo e tenho um projeto de educação científica, tecnológica e digital de crianças, adolescente e jovens das periferias por meio da robótica educacional.
    Gostaria de saber como faço para baixar o programa Mixly em português para usar com meus alunos? Pois não tem mais na página indicada por vocês.
    Deixo o link da revista que saiu uma matéria sobre nosso trabalho: https://issuu.com/amazoniaviva/docs/75_av_dez_2017_web

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 19 de fev de 2018 at 22:19

      Olá Bruno,
      parabéns pelo trabalho e obrigado pelo interesse em nossos aplicativos.

      Atualmente não mantemos mais uma versão única do Mixly em português. Mas incluímos o Mixly em nossa Suíte de aplicativo, o HackEduca Conecta.
      Saiba mais em: https://www.hackeduca.com.br/hackeduca_conecta e baixe o Conecta.

      Qualquer problema nos procure.

  • Reply Patricia Cosmos 21 de fev de 2018 at 00:46

    O que fazer quando não aparece nenhuma porta?
    Meu Arduíno é Uno. Estou trabalhando num projeto. Já tive uma série de problemas com o Conecta e até agora não consegui realizar as minhas tarefas.
    Antes aparecia uma porta, porém não executava a programação.
    Agora nem porta aparece mais.

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 22 de fev de 2018 at 23:06

      Olá Patricia, tente o seguinte procedimento (imagem em anexo):
      Ferramentas –> Instalar Driver para Arduino –> Arduino –> 64bits ou 32 bits (depende da sua configuração)

      Anexo - Attachment

      • Reply Patricia Cosmos 24 de fev de 2018 at 18:14

        deu certo, viva!

        obrigada!

  • Reply Cleusa Reuter 22 de fev de 2018 at 22:06

    Boa tarde, estou fazendo o curso online do ensino maker, e quando quando coloco o arduino no computador, não aparece nada na Porta serial. já fiz de tudo, troquei de cabo, mudei a entrada, segui o tuourial para instalar Driver para Arduino. Não tenho como continuar o curso desta forma.
    Fico no aguardo

    Anexo - Attachment

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 22 de fev de 2018 at 22:35

      Olá Cleusa, conforme conversamos você deve proceder da seguinte forma (imagem em anexo):
      Ferramentas –> Instalar Driver para Arduino –> Arduino –> 64bits (no seu caso)

      Anexo - Attachment

      • Reply Reply CLEUSA REUTER 24 de fev de 2018 at 18:22

        Boa tarde, antes de mais nada, gostaria de agradecer a atenção de vocês e dizer que o projeto do led musical deu certo; porém, estou fazendo com servo motor, mas quando aciono a primeira vez dá certo, mas logo em seguida para de funcionar e fica vermelha a luz. Tentei mais de uma vez e sempre acontece da mesma forma.
        Obrigada mais uma vez

        • Reply Edson Sidnei Sobreira 24 de fev de 2018 at 18:23

          Ficou vermelho, pois a comunicação foi interrompida (veja que a janela do DOS se fechou)
          O motivo do Servo não está funcionado, pode ser por ligação incorreta (fios e pinos) ou mesmo o cabo do Arduino. (já ocorreu conosco)
          Tente verificar algum desses motivos.

          Temos uma seção aqui no site chamada como ligar as coisas, lá você encontrar algumas dicas sobre o Servo Motor

  • Reply Marcos 3 de maio de 2018 at 18:02

    Qual versão do sistema operacional usado no conecta

    Bom dia gostaria de saber qual versão do sistema operacional e recomendado para utilizar o conecta, pois tenho versão do win10 e não consigo utilizar o exemplo Scratch com Arduino ele não abre .

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 3 de maio de 2018 at 18:03

      Olá Marcos,
      Ele é para Windows, qualquer versão.
      O Conecta não abre ou é o Scratch que não abre?
      Consegue detalhar melhor os passos do seu erro?
      Você pode enviar também “screenshot” por esse canal

      • Reply Edson Sidnei Sobreira 5 de maio de 2018 at 10:58

        Marcos, mude o idioma para um diferente do seu atual e depois volte para o anterior.
        Esse processo deve resolver seu problema.
        Esse problema está ocorrendo em atualizações da versão.

        Iremos corrigir esse pequeno bug nas próximas versões

  • Reply Gustavo 19 de jun de 2018 at 14:51

    Oi. estou tentando acionar um motor de vibra utilizando a porta analogica do arduino.
    mas estou com um problema. simplismente não consigo fazer nada.
    na digital eu ligo e desligo o motor, mas quando coloco na analogica ele não liga.
    não achei como definir a porta como saida. então coloquei apenas o bloco que enviar o valor (vi que ele envia um valor de 0 a 256)
    ex: Escrever valor Analógico(PWM) no pino 0 mudar para a 250

    mas nada acontece.
    o motor esta ligado tiretamente no terra e no pino analogico

    não achei nenhum tutorial na pagina para usar o pino analogico no scratch
    poderiam me ajudar?

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 19 de jun de 2018 at 14:59

      Olá Gustavo, obrigado por seu contato.
      por sua explicação assumimos que você esteja usando o Scratch 2.0, certo? (no Mixly é só definir o A0 como HIGH – igual ao pino digital).

      Tradicionalmente se utiliza as portas analógicas para entrada, mas nada impede utilizá-la também como saída 0 ou 1 – como uma porta digital.
      Para o Scratch, deve se utilizar o A0 como Pino 14, A1 como 15 e assim por diante.
      Dessa forma o Pino 14 como SAÍDA, depois, ligar e desligar.

      Depois diga se resolveu.

      Abraço!

  • Reply Cleia Alves Nogueira 25 de jun de 2018 at 14:21

    Olá Edson,

    Fiz uma experimento com o Arduino e estou tentando conectá-lo com o Scratch. Instalei tudo direitinho e não deu nenhuma mensagem de erro. Mas agora, o Scratch funciona direitinho e executa os comandos, mas não conversa com meu experimentos. Aparece uma mensagem de erro quando clico em ABRIR EXEMPLO.

    Anexo - Attachment

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 26 de jun de 2018 at 21:08

      Olá,
      Você deve atualizar o seu Windows.
      Esse erro é corrigido através do service pack da Microsoft

      Abraço

  • Reply Jose Everton Figueiredo Gomes 30 de jul de 2018 at 11:59

    Os blocos de Mais blocos, so aparece quando eu abro o exemplo, se eu abrir um novo documento, os blocos some, como resolvo isso?

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 30 de jul de 2018 at 16:23

      Olá Jose Everton,
      esse é o procedimento padrão para o mais blocos.
      As extensões são criações de terceiros, por esse motivo o Scratch não permite que venha automaticamente na criação de um novo documento.
      Esse foi o motivo que deixamos no Conecta um exemplo.
      O ideal seria você abrir nosso exemplo, apagar os blocos e gravar um projeto em branco. Quando precisar, use o projeto em branco como base.

      Outra possibilidade é importar uma extensão em JSON (HTTP) e assim que abrir o Scratch, clicar em Shift + Arquivo.
      Um menu para importar a extensão irá aparecer.

      Particularmente prefiro a primeira opção.

  • Reply Mario 1 de set de 2018 at 13:30

    Olá Edson, você poderia escrever um tutorial Mixly sobre display OLED I2C

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 5 de set de 2018 at 07:31

      Olá Mário, que tipo de OLED I2C vc tem.
      Você chegou a ver essa parte do nosso site? (Como ligar as coisas?)
      https://www.hackeduca.com.br/ssd1306_oled-como-ligar/

      • Reply Mario 5 de set de 2018 at 08:46

        Display Oled Azul 128×32 Pixel 0,91 Polegadas 4

        Anexo - Attachment

        • Reply Edson Sidnei Sobreira 5 de set de 2018 at 12:49

          Olá Mario,
          Infelizmente não temos esse Display para testar e fazer o tutorial.
          Caso você seja de alguma loja/distribuidor, aceitamos doações para teste.
          Mas em teoria a lógica explicada no tutorial informado anteriormente deve se aplicar, mudando talvez o endereço do I2C.

  • Reply daniel pasqualucci 3 de out de 2018 at 10:09

    Oi Edson,

    não tem disponível para mac? alguma alternativa pra quem só usa mac?

  • Reply Lucius 16 de abr de 2019 at 16:41

    Ola!

    Tenho um erro que gostaria de reportar, ao tentar compilar um simples trecho de código. Estou usando uma placa Arduino Open Hardware (ATMEGA 328P):

    java.lang.NullPointerException
    at org.mixly.Browser_new.compile(Browser_new.java:2090)
    at org.mixly.Browser_new.access$40(Browser_new.java:2035)
    at org.mixly.Browser_new$52.run(Browser_new.java:1655)
    at java.lang.Thread.run(Thread.java:748)

    Código:
    void setup(){
    pinMode(13, OUTPUT);
    }

    void loop(){
    digitalWrite(13,HIGH);
    }

    Minha placa está na porta COM4 e o firmataPlus foi instalado com sucesso. Também tenho o Java 1.8.0_191 64 bits instalado. Rodando Windows 10.

    Desde já grato!

    • Reply Lucius 17 de abr de 2019 at 16:52

      Olá pessoal!

      Com relação a postagem de: “16 de abr de 2019 at 16:41”, encontrei a solução.

      No git: https://github.com/mixly/Mixly_Arduino orienta-se a a alterar a alterar o arquivo localizado em “C:\HackEducaConecta\Mixly4HackEduca\setting” chamado “config.properties”, na linha “arduinoPath” para o local de instalação do IDE do Arduino: arduinoPath=./arduino-1.8.9/Arduino

      Eu fiz isso, porém, não estava conseguindo informar o caminho correto, que no meu caso seria: “C:\Program Files (x86)\Arduino”. O problema é que este caminho não estava sendo reconhecido, nem tampouco quando eu alterava para “C:\Arquivos de Programas (x86)\Arduino”, ainda não o pesquisei sobre esse problema, porém consegui resolver de outra forma.

      Instalei novamente o IDE do Arduíno, mas desta vez criei a pasta “arduino-1.8.9” e instalei nela. No final o caminho foi: “C:\HackEducaConecta\Mixly4HackEduca\arduino-1.8.9\Arduino”

      Portanto, o caminho correto no arquivo foi: “arduinoPath=./arduino-1.8.9/Arduino”, observem que o caminho está com as barras invertidas.

      Feito isso, o Mixly funcionou corretamente!!!

      • Reply Edson Sidnei Sobreira 17 de abr de 2019 at 17:30

        Que ótimo que deu certo, mas estou curioso, pois esses passos que você descreve é para utilização do Mixly sozinho e não com o HackEduca Conecta (que já vem encapsulado)

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 17 de abr de 2019 at 17:29

      Olá, você poderia enviar-nos alguns screenshot?
      Você está utilizado o HAckEduca Conecta ou uma versão sozinha do Mixly?

      • Reply Lucius 24 de abr de 2019 at 16:02

        Obrigado pelo suporte!

        Eu sempre carrego o Mixly pelo HackEduca Conecta.

        Acredito que deve estar havendo algum problema na linha do “arduinoPath” do arquivo “config.properties” para o Windows 10.

        Fiz o teste novamente mas desta vez usando a pasta do arduino que vem na instalação padrão do HackEduca. Compila e carrega sem problemas usando o caminho “C:\HackEducaConecta\Mixly4HackEduca\arduino-1.8.5”.

        Considerando que HackEducca foi recém instalado, será que não existe algum caractere (oculto) no final de “arduinoPath” que não é reconhecido pelo Windows 10 como um caminho válido? Pois depois que eu apaguei a linha e inclui novamente o caminho funcionou corretamente.

        • Reply Edson Sidnei Sobreira 24 de abr de 2019 at 22:55

          Lucius, obrigado pelas análises.
          Temos máquina com Windows10 e não apresentou o erro, na verdade, em todas as versões que usamos (Windows/Linux) o Arduino path é: arduinoPath=./arduino-1.8.5/
          De qualquer forma vou considerar o endereço inteiro em futuras modificações.

          Obrigado!

  • Reply Lucimar Domingos Moreira 4 de abr de 2022 at 11:50

    Olá! Bom dia Edson!
    Sou professora da rede publica de ensino no Distrito Federal.
    Estou tentando fazer o Dowload do HackEduca e está dando erro.
    Eu tinha ele instalado em meu computador, mas tive problemas com equipamento e o HD foi trocado por SSD e agora não consigo instalar novamente.
    Gostaria de orientações para poder trabalhar com meus alunos.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Lucimar.

    • Reply Edson Sidnei Sobreira 4 de abr de 2022 at 19:05

      Olá boa noite,
      Poderia explicar o que ocorre durante o download, o tipo de erro.
      Vc pode enviar um e-mail para contato@hackeduca.com.br com as imagens para que podermos ajudar melhor.

      Informe também a versão que está querendo baixar.

      Obrigado!

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