Alguns de vocês já sabem que nos últimos anos a equipe de desenvolvimento do Scratch vem trabalhando em uma versão substituta do Scratch 2.0.
No ano passado foi liberado uma versão de teste, disponível no Github do MIT e nós, do HackEduca, temos usado desde então, para ficarmos por dentro das novidades.
No finalzinho de Janeiro, foi liberada para o público em geral uma versão Alpha ainda sem tradução para o Português e também sem todas as funcionalidades esperadas.
Neste artigo veremos:
Por enquanto há somente a versão online, que pode ser consultada no seguinte endereço: https://preview.scratch.mit.edu/. Uma versão offline será liberada em breve para testes.
Scratch Conference
Durante o Scratch conference que ocorreu em São Paulo, tivemos a oportunidade de conversar com um dos cientistas responsáveis pelo projeto Scratch no MIT, Andrew Sliwinski, e ele nos deu alguns detalhes do desenvolvimento, que já se confirmaram na versão Alpha, no entanto a mais esperada por nós, como a integração nativa com o Arduino, vai ter que esperar um pouco mais.
Algumas mudanças:
Uma mudança que gostamos muito foi a substituição do Adobe Flash, por HTML5, que utilizará HTML, CSS e JavaScript. Essa mudança, em teoria, possibilitará a utilização em dispositivos móveis tais como tablets e celulares.
- O Internet Explorer não será suportado pela nova versão.
- A UI (User Interface – Interface do usuário) do novo software lembra muito o Google Blockly, que por sua vez já teve outros adeptos, como BlockyDuino e o Mixly, que está disponível aqui no HackEduca.
- Na versão de Agosto dispositivos móveis celulares poderão somente rodar os projetos, mas não criá-los. Os tablets, por sua vez poderão fazer os dois: rodar e criar os programas.
- A função caneta e o Som serão extensões e não farão parte do pacote padrão, porém ativar extensões será muito simples.
- A fonte da UI será melhorada.
- Todas as imagens das fantasia (costume) e Plano de Fundo (backdrop), serão acessível em uma lista no bloco.
A nova versão, ainda não possui nome oficial, mas levando em consideração as versões anteriores que foram Scratch 1.4 e Scratch 2.0, essa poderá ser Scratch 3.0, assim como a versão Alpha, disponibilizada.
A versão definitiva deverá ser lançada em Agosto de 2018.
No Comments