Tradicionalmente, durante as oficinas ou aulas de programação com Scratch, são utilizados os “Scratch Cards” ou cartões de programação/jogos.
Esses cartões facilitam em muito a criação de conteúdo para os programadores iniciantes.
Vejam alguns dos cartões criados pela equipe do HackEduca:
Esse conteúdo foi disponibilizado para os participantes da oficina “Do Jogo de Programação a Programação de Jogos” no 4° SENID 2016 – A liberdade Digital de aprender! que aconteceu em Passo Fundo RS no dia 20 de Abril de 2016.
O conteúdo foi ministrado por Elaine Rocha, Patricia Rotondaro e Verônica Gomes.
Vá até a nossa área de Download e tenha acesso a conteúdo exclusivo (7 cartões).
Lembre-se que ao compartilhar sempre mencione a fonte (www.HackEduca.com.br)
2 Comments
Olá, Saudações
Eu preciso dá aula de robótica com um minibraço robótico com 04 (quatro) microservos no S4A, porém, a versão que eu uso só tem saída para três servo-motores, pode me indicar algum site ou procedimento para conseguir aumentar o número de portas para servomotores. Parabéns pelo site. Contém valiosas informações para a área educacional. Blog no Facebook do meu projeto: Oficina de Robótica Educacional
Olá Flávio,
O S4A possui várias limitações relacionadas a quantidades disponíveis de pinos (para servo motor somente os pinos 4, 7, 8 e 12), logo você deveria estar conseguindo a conexão.
No entanto é extremamente recomendável a utilização de alimentação externa no caso de utilização de mais de 2 servos no mesmo Arduino.
De qualquer forma minha sugestão é que você migre seus projetos para o Scratch 2.0 com FIRMATA.
Consulte nosso tutorial em:
https://www.hackeduca.com.br/arduino-firmata-scratch/
Com ele você terá acesso a praticamente todas as portas do Arduino.
Nos conte o resultado.
Um abraço,
Edson Sobreira
HackEduca
Se inscreva em nosso site para receber novidades