Ao ensinarmos Scratch para as crianças, estamos dando os primeiros passos para que elas possam adquirir conhecimento em uma linguagem de programação, facilitando o entendimento da lógica utilizada também em outras linguagens, pois essa não muda muito de uma linguagem para outra.
Quando o uso do Scratch começa a ficar limitado, o que normalmente ocorre por dois motivos: pela impossibilidade de compilação – para que seja criado um arquivo executável, por exemplo – e também por não ser possível integrar o Scratch a microcontroladores, como o Arduino, de maneira autônoma, ou seja, sem que um computador seja sempre necessário, surge a necessidade da migração para outras linguagens, como por exemplo C++, que é utilizado na IDE de programação do Arduino.
Arduino x Scratch
O Arduino é fantástico, mas para aqueles que estão acostumados com o Scratch que possui uma interface gráfica, vai sentir muita dificuldade, porque ele representa um novo e complexo idioma. A IDE do Arduino utiliza a linguagem C++ com algumas modificações, para que seja interpretada pelo microcontrolador.
O maior desafio para quem migra do Scratch para a IDE do Arduino está justamente na necessidade da escrita de comandos, o que é praticamente inexistente na programação por blocos do Scratch, por exemplo.
Ardublock
O Ardublock é uma ferramenta que ajuda nesse processo, pois é possível programar através de blocos e transferir para o Arduino, tornando os projetos independentes.
Comprar o Ardublock com o Scratch seria o mesmo que comparar os idiomas espanhol e português, as duas línguas se parecem, mas são diferentes.
Veja no exemplo abaixo onde há uma comparação entre a mesma programação feita no Ardublock, Scratch e Arduino:
Qual você prefere?
Ardublock:
Scratch:
IDE do Arduino:
De longe o Scratch é o mais amigável, principalmente considerando que ele é aconselhável para crianças a partir de 8 anos.
A versão 3.0 do Scratch é baseada no Blockly da Google e pensando no processo de migração entre as linguagens, o pesquisador da Universidade Normal de Beijing (北京师范大学教育学部创客教育实验室), Professor Fu Qian, junto com sua equipe, fizeram uma adaptação em uma ferramenta já existente chamada BlocklyDuino , desenvolvida por Fred Lin (@gasolin). O resultado pode ser verificado na seguinte página (em Chinês).
Surgia então, no outro lado do mundo – na China – o Mixly.
Mixly
O Mixly foi baseado no BlocklyDuino que por sua vez foi baseado no Blockly da Google. Ele é uma interface de programação em blocos para linguagem C++ e para quem está acostumado com o Scratch, com certeza encurta o caminho da aprendizagem.
Oficialmente ele está disponível em Chinês (Tradicional e Simplificado), Inglês e Espanhol.
Fizemos algumas modificações na versão oficial e traduzimos para o Português (removendo a língua chinesa) e com isso esperamos que ele possa se popularizar nos países de língua portuguesa.
Já entramos em contato com o pesquisador Professor Fu Qian, perguntando se ele poderia incorporar o português nas versões oficiais. Vamos aguardar… (Consulte nossa área de download para verificar se a nossa versão já está disponível)
Com o BlocklyDuino é possível transferir a programação feita através dos blocos para o Arduino, porém é necessário utilização do Python para emular um servidor. O Mixly, por sua vez, possui uma interface desenvolvida em Java, muito amigável e que se integra de maneira transparente com a IDE do Arduino (que já vem no pacote) e ele não precisa instalação (Green Software).
Cabe ao usuário somente a programação em blocos, conectar o Arduino ao computador, escolher a placa e transferir a programação.
A interface foi levemente modificada pelo HackEduca para suportar o português brasileiro:
Assim como o BlocklyDuino, é possível acompanhar as duas linguagens na interface do aplicativo, a de bloco e a escrita em C++, que é a utilizada na IDE do Arduino. Essa é uma excelente possibilidade para que aos poucos o usuário possa “aprender um novo idioma”.
O nosso próximo artigo será sobre como utilizar o Mixly, – também será disponibilizado a versão em português do aplicativo (consulte nossa área de download)
Acompanhem…..
Saiba mais sobre o Mixly em maker.bnu.edu.cn/mixly.
8 Comments
Edson, parabéns pelo artigo e pelo trabalho que desenvolvem no HackEduca! Desculpe a pergunta mas não entendi como utilizar o Mixly. Fui na área de downloads mas não encontrei. Tenho que instalar no computador ou funciona on line? Achei uma versão porém não está em português: https://github.com/xbed/Mixly_Arduino
Pode me ajudar? Desde já agradeço!
Obrigado Ailton,
Em breve publicaremos um tutorial de como utilizar o Mixly.
Ainda não está disponível para download – lançaremos junto com o tutorial – será em breve….
O site oficial é http://mixly.org/explore/software/mixly-arduino (em Chinês), ou o endereço no github (em inglês) que você mencionou.
Amei!
Em que idade ou ano posso começar a ensinar crianças a linguagem de programação.
Olá Alemmar,
Você pode utilizar o ScratchJr. (tablets IOS e Android) à partir de 4 anos (muito intuitivo para crianças.
Você pode utilizar o Scrtach (Windows, Linux e OS) à partir dos 8 e que saiba ler e escrever.
Qual a data para o lancamento da versao em portugues ou ingles?
Olá,
Já temos a versão final disponível.
Deixamos somente o Mixly junto com o Hackeduca Conecta.
Lá ele está em ptbr es e en.
Um abraço
olá. como faço para transformar o código em blocos?
obrigado
ricardo faustino
Olá, Só é possível o contrário