É muito provável que você já saiba o que é o Mixly, mas caso ainda não seja de seu conhecimento, acesse o artigo anterior aqui. Vamos simplificar a linguagem C++ ,com o Mixly através da programação por blocos – assim como ocorre com o Scratch – com a vantagem de ser autônoma, ou seja, uma vez que enviamos o programa para o Arduino, ele funcionará sem estar conectado ao computador.
S2A
Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 3
Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android? Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos. Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE […]
Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 2
Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android? Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos. Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE […]
Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 1
Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android? Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos. Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE […]
As aventuras do avião vermelho conta a história de Fernando, um menino travesso. Preocupado com a desobediência do filho, o pai lhe dá um livro de presente. O Garoto começa a ler o livro e fica muito feliz….. bem não vou comentar mais nada para evitar spoilers, mas fica a dica: livro muito bacana!!! A Capa do livro é essa aqui: Minha filha de 9 anos acabou de ler o mesmo livro que li na minha infância, para fazer um trabalho escolar. Ao final da leitura, sua professora propôs uma atividade em família, que consistia na elaboração de um […]
Você já reparou que muitas vezes em seu projeto eletrônico, seja com Arduino ou Scratch + Arduino, usando um botão (switch/push button) mesmo apertando uma única vez o microprocessador lê múltiplas vezes, como se você tivesse apertado mais de uma vez? Imagine como seria se você quisesse fazer um contador, a cada aperto do botão ele poderia computar pressionadas a mais que o desejado. Esse efeito é chamado de bounce (traduzindo para o português, seria algo como “ressalto” – mas em eletrônica é mais comum usar o termo original em inglês, portanto ficamos com o bounce [baʊns]. O efeito bounce […]
Você quer ligar o seu Arduino ou Scratch? Para quem já está acostumado a trabalhar com Scratch 2.0 e quer integrá-lo ao Arduino, acompanhe esse tutorial criado pela equipe do Hackeduca. Aqui você verá: Iniciando o projeto! Piscando o LED com Arduino e Scratch 2.0: Programando no Scratch 2.0 Entendendo os blocos de comandos! Ativando o pino no modo digital Ativando o pino no modo analógico‘ Ativando o valor digital no pino: Gerando Som Desligando o Som Movendo um servo motor Leitura do Pino digital Leitura do pino analógico Debugar/Depurar Veja abaixo será necessário fazer: Para iniciar a programação do […]