Acabamos de liberar uma versão do Conecta que possibilita a utilização do Scratch 3.0 com o Arduino. Veja o que incluímos nessa versão? Versão Mod do Scratch 3.0 Offline Link para Versão Mod do Scratch 3.0 Online ScratchLink (Original (para conectar o micro:bit) Upload do FirmataExpress (necessário para usar o Scratch 3.0 e Arduino) Arduino Uno Arduino Nano (old bootloader) Arduino Duemilanova Upload do Firmware micro:bit More (necessário para expandir as funções do seu micro:bit no Scratch 3.0) Upload do Firmware Original do micro:bit Baseado no projeto do Alan Yorinks S3oneGpio, fizemos algumas modificações e correções (algumas já liberada no […]
Scratch
Você sabia que é possível controlar os pinos do seu Raspberry Pi, usando o Scratch 2.0? A última versão Raspbian para Raspberry Pi já vem com o Scratch 2.0 (na verdade uma versão offiline e modificada do ScratchX) pré-instalada. Essa versão (Abril/18) poderá ser baixada clicando aqui: A extensão do Scratch foi criada pelo MrYsLab e está disponível para download na versão em inglês clicando aqui: Acabamos de fazer um “fork” desse desenvolvimento e disponibilizamos para vocês em nosso Github. Esse artigo foi baseado no trabalho disponibilizado por MrYslab e poderá ser encontrado aqui O que você vai precisar? Baixar […]
O que é um micro:bit? É um pequeno computador que pode ser utilizado para vários tipos de projetos, como robôs, carrinhos, instrumentos musicais, letreiros, etc… Ele pode ser programado com Java, Python, C++, inclusive usando a própria IDE do Arduino, por meio de um computador (cabo + USB), ou um celular, por meio do bluetooth — BLE. Para que seja possível fazer os projetos, o micro:bit conta com os seguintes componentes: 25 LEDs vermelhos e endereçáveis, ou seja, você pode ligar e desligar qualquer um. 2 botões programáveis, A e B. 25 conectores externos que são programáveis que podem ser […]
Você sabia que o BBC micro:bit (também conhecido como Microbit ou Micro Bit) é considerado um dos menores computadores do mundo, podendo ser encontrado nos Estados Unidos por U$ 15,00. Neste mês, fizemos a extensão em português, do programa criado por Alan Yorinks do MrYsLab, que possibilita a comunicação entre o Scratch 2.0 Offline e o Microbit via USB (recomendamos cabo de no mínimo de 1,5 metros e Python instalado no computador). Estivemos modificando a versão original nos últimos dias e o resultado é bem bacana. Já estamos trabalhando em uma nova versão do HackEduca Conecta, na qual incluiremos essa e […]
Alguns de vocês já sabem que nos últimos anos a equipe de desenvolvimento do Scratch vem trabalhando em uma versão substituta do Scratch 2.0. No ano passado foi liberado uma versão de teste, disponível no Github do MIT e nós, do HackEduca, temos usado desde então, para ficarmos por dentro das novidades. No finalzinho de Janeiro, foi liberada para o público em geral uma versão Alpha ainda sem tradução para o Português e também sem todas as funcionalidades esperadas. Por enquanto há somente a versão online, que pode ser consultada no seguinte endereço: https://preview.scratch.mit.edu/. Uma versão offline será liberada em […]
Ao ensinarmos Scratch para as crianças, estamos dando os primeiros passos para que elas possam adquirir conhecimento em uma linguagem de programação, facilitando o entendimento da lógica utilizada também em outras linguagens, pois essa não muda muito de uma linguagem para outra. Quando o uso do Scratch começa a ficar limitado, o que normalmente ocorre por dois motivos: pela impossibilidade de compilação – para que seja criado um arquivo executável, por exemplo – e também por não ser possível integrar o Scratch a microcontroladores, como o Arduino, de maneira autônoma, ou seja, sem que um computador seja sempre necessário, surge […]
Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 3
Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android? Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos. Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE […]